ATRACNOSE: Ataca mais as folhas, provocando manchas circulares de cor pardo-avermelhadas. Nos ramos, manchas alongadas se transformam em cancros.
Controle: Trichoderma harzianum e Bacillus subtilis, capazes de agir no controle de fitopatógenos e/ou induzir resistência em plantas, se caracteriza como uma ferramenta importante e com muito potencial de controle.
VERRUGOSE: conhecida por sarna da mangueira, esta doença usualmente não é de muita importância nos pomares, porém pode causar danos em frutificações no período úmido do ano, desta forma os frutos perdem valor comercial graças a sua aparência.
Controle: A principal via de controle dessa doença é a pulverização com Trichodermas Harzianum e Asperelloides na época de formação de folhas novas e das panículas florais. Essas pulverizações devem ser mantidas durante crescimento inicial dos frutos.
MURCHA OU FUSARIOSE: Ataca severamente a planta, pois prejudicam os vasos lenhosos a partir das raízes, murchando toda a planta e matando-a rapidamente. Começa a murcha pelas extremidades do ramo, quando as
raízes do maracujazeiro já estão apodrecidas.
Controle: Nesse caso, só há formas de preveni-la. O ideal é que o solo da área escolhida para o pomar tenha boa drenagem, não empoce, mesmo ocorrendo chuvas fortes. Plantar as mudas em camalhão(topo da cova) também é muito importante. O uso de Trichoderma e Bacillus subitillis nas mudas pode ser um importante aliado na prevenção contra o aparecimento destas doenças.
Ótima informação, me ajudou muito . Obrigado, vocês são sempre muito atenciosos .